quarta-feira, 13 de julho de 2016

6 meses de obra

Oi gente!

Quando iniciamos a obra, eu tinha certeza que em menos de 6 meses estaríamos morando em nossa casa. Ledo engano! O tempo, na construção civil,  parece ser medido por um relógio que só os pedreiros e demais trabalhadores conhecem.  Os prazos quase nunca são cumpridos e problemas acontecem,  resultando em mais atrasos!
Tivemos problema nos rufos do telhado, que só descobrimos porque apareceram infiltrações na sala. Resultado: lá se foi o pedreiro consertar o serviço do outro pedreiro. Ele aproveitou que já estava no telhado e consertou também a casinha da caixa d' água,  que estava tão pequena que não daria para entrar para fazer a limpeza.
Para completar, algumas coisas começaram a sumir e descobrimos que o ladraozinho era um dos ajudantes do pedreiro. O que dizer? Não tivemos prejuízo financeiro, mas foi bem chato. Decidimos,  então,  fazer uma coisa de cada vez,  para não termos muita gente circulando pela obra.
Além disso,  a casa ainda está aberta.  Já encomendamos as portas e portões, mas nada de ficarem prontos. Então não dá para deixar nada de valor por lá.  Só compraremos os pisos e revestimentos depois que a casa estiver fechada. Nem os granitos da cozinha instalamos ainda.
Enfim, vamos às poucas novidades da obra-quase-casa.
A parte elétrica está bem adiantada. Faltam luminárias, spots, etc.
O gesso foi concluído.
O pintor está passando massa corrida na parte interna. Dá uma super diferença. Na parte externa vamos passar massa acrílica, para proteger de umidade e disfarçar as imperfeições do reboco. Por conta do problema que tivemos com areia,  o reboco ficou uma mistura de chokito e grafiato, ou seja, cheio de crateras. A massa acrílica será aplicada com rolo, sem lixar depois. Além de gastar menos massa, fica parecendo uma textura bem discreta. Meu irmão fez na casa dele e eu gostei do resultado.  Então fica a dica: cuidado com a areia do reboco!
Vamos às fotos.

A sala. Utilizamos massa corrida da suvinil. Compramos 12 latas de 18 litros. Acho que precisaremos comprar mais, pois foram utilizadas 9 latas na primeira demão.  Nesse paredão do muro fiz uma floreira e vou fazer um jardim vertical.  

Na sala de jantar tivemos que fazer uma sanca no meio para corrigir a posição do pendente. Estava muito descentralizado. Mas eu não gostei. Queria o gesso mais simples. E ainda restou uma parte da viga entre as salas...

Na cozinha, na sala de estar e no quarto da suíte,  fizemos sanca fechada, nas laterais, para embutir spots.

No corredor e nos dois quartos fizemos apenas uma moldura bem discreta.

Posso confessar? Não gostei desse gesso cheio de detalhes. Optamos por sancas e molduras porque não queríamos diminuir o pé direito da casa (3,15m) com rebaixo de gesso. Nossa cidade é muito quente e o pé direito mais alto ajuda no conforto térmico. Mas preferia algo mais simples e discreto. Se pudesse voltar atrás escolheria rebaixar tudo ou apenas rebocar o teto com gesso. Sancas e molduras... Não.
Os próximos passos são: terminar a massa corrida, instalar os portões,  colocar os granitos, fechar a casa, colocar pisos e revestimentos e pintar.
Falando em pisos, tô num dilema entre porcelanato polido e o esmaltado amadeirado.  Nunca gostei do polido, mas ultimamente to achando lindo. Sempre quis piso com tom de madeira, mas ando meio enjoada. Para a limpeza, o esmaltado deve ser melhor, pois o polido mostra qualquer sujeirinha.  Fico muito incomodada com piso sujo. E ainda tem o natural, que dizem ser mais difícil para limpar, mas queria colocar na cozinha e banheiros. Enfim, não consigo decidir.
Também não decidi se compro uma coifa ou um depurador para a cozinha. Não deixamos abertura para o duto da coifa, então fico com pena de gastar dinheiro com coifa para ser usada como depurador. Ou será que a eficiência da coifa usada como depurador é melhor que a de um simples depurador?  Ou será que eu jogo o duto da coifa para a garagem?
Enfim, muitas dúvidas nessa reta final. Aceito sugestões.  Rsrs




11 comentários:

  1. Oi Caru, entendemos perfeitamente sobre todos estes probleminhas na obra, acontece com todo mundo, os prazos, as expectativas, coisas por refazer.... Na minha obra já sabíamos desde o começo que ia ser demorada e para evitar ter que administrar varias coisas/pessoas ao mesmo tempo sempre optamos por fazer uma coisa de cada vez.
    Particularmente gostei da sanca do gesso, ficou com linhas retas, modernas e simples, duvidas e inseguranças durante a obra é uma constante. Confie nas suas escolhas, depois de pronto e mobilhado vai ser um destaque lindo! Com relação ao porcelanato, pesquise as opções de esmaltados sem ser cor de madeira para tirar duvida, veja se você se apaixona por algum, tem lindas opções com leve brilho e a praticidade do esmaltado, todos os esmaltados que eu comprei achei muito bonito e pratico, mas o polido também não me arrependi. Boa sorte e força que agora falta pouco.
    beijos

    http://nossacasanocampo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelin!
      Pois é, insegurança é uma constante mesmo.
      Vou olhar os porcelanatos esmaltados.
      Obrigada pela visitajs

      Excluir
  2. Oi Caru!! Acho que é difícil de dizer que obra não tenha problema, sempre ocorre alguma coisa, mas bola pra frente. Adorei a sanca ficou show!! Em relação ao piso, coloquei no box do banheiro da área gourmet, revestimento de madeira, acho que no banheiro social também vou colocar madeira e andei vendo,gostei muito piso de madeira na cozinha, não aparece a sujeira e da um ar de moderno e aconchegante. Acho lindo os porcelanatos polidos, mas dependendo da cor da para disfarçar as sujeiras. Em relação a coifa ou depurador, vejo em muitas casa que colocam a coifa utilizando como o depurador,não fazem o furo da coifa, ai vai de gosto e preço, eu acho lindo a coifa, mais não vou fazer o furo, mais o preço é salgadinho, mais optaria pela estética da coifa, acho linda, já o depurador ele é eficiente mais a estética já deixou de ser.
    Boa sorte nas escolhas! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine
      No banheiro vou colocar revestimento amadeirado também.
      Decidi comprar a coifa. É mais bonita que o depurador e espero que a eficiência seja melhor também.
      Volte sempre.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá!!!!Sua casa está ficando linda!
    Gostei do seu gesso, embora vc não tenha gostado.
    Toda construção é assim...mas qdo estiver na sua casa, nem vai se lembrar disso...
    Eu optei por coifa e porcelananto polido, por achar mais bonito. Mas, gosto é gosto.rsrs
    abraços e td de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana!
      Obrigada. Não vejo a hora de chegar nessa fase de esquecer os problemas e curtir a casa. Rsrs
      Vou comprar a coifa. O porcelanato ainda não decidi.
      Volte sempre.

      Excluir
  4. Olá Caru!

    Obra realmente é algo que não conseguimos determinar o tempo do término,mais diferente de mim sua obra está super rápida!
    Contratempos sempre surgem parece que isso em uma construção é inevitável:(

    Quanto o seu gesso eu adorei,apesar de ser bem básica como você gostar mais de coisas simples,adorei o seu resultado!
    Agora sobre o piso eu comprei o acetinado pra garagem e pras sacadas e o polidos pras áreas internas e sou suspeita em falar porque eu amo os polidos e acho bem prático pra limpar.

    Bjinhos e um ótimo final de semana.
    http://casadreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly
      Atrasos e contratempos parecem ser obrigatórios numa construção. Rsrs. O gesso... até a mudança eu acostumo como ele.
      Os polidos são mesmo lindos.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Aí Caru , tem horas que desânima mesmo. Eu estou a 3 anos na luta e achava que em um ano estaria nela. Mas o importante é estar andando. Quanto as janelas demora mesmo, eu ainda espero as minhas tb. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      Sim, tem horas que bate o desânimo. Mas vamos em frente.
      Nossas janelas já chegaram, mas vamos esperar a finalização da massa corrida, pois levanta muito pó.
      Volte sempre!

      Excluir
  6. Desde 1977 no Mercado da Construção Civil, produzindo Blocos de Concreto, Vedação/Estrutural, Lajes Treliças, Painéis,
    Piso de concreto e fornecendo Areia, Pedra, Ferros e Cimento. Confira a Qualidade e Tradição Blocos Mauá

    ResponderExcluir